VODACOM, S.A. - MAPUTO

O objectivo desta proposta era renovar e ligar dois edifícios para acomodar a deslocalização da sede da Vodacom SA. Estas estruturas diferenciavam-se tanto em idade como em função. Uma delas era um edifício antigo que, desde os anos setenta, operava como sede corporativa de uma marca internacional de moda. O outro, mais recente, era um edifício de escritórios de quatro andares.

Dito isto, o principal desafio era a fusão dessas estruturas distintas e autônomas, a fim de criar um ambiente de trabalho coeso que articulasse tanto as comunicações quanto as conexões funcionais entre os escritórios de administração e pessoal. Neste contexto, a solução encontrada foi a de criar uma ponte de vidro entre as duas estruturas, dando às pessoas a sensação de flutuar para fora quando dentro deste caminho semi-outdoor.

PELA DIMENSÃO E CLARIDADE CROMÁTICA QUE CARACTERIZAM ESTE ESPAÇO, FOI CONSIDERADO QUE A LUZ NATURAL E ARTIFICIAL DEVERIA SER DESTACADA.

Remodelar o interior destas estruturas, cada uma com diferentes sistemas de construção (uma baseada em paredes estruturais de pedra e outra em betão), apresentou o desafio entre deixar resurgir a "personalidade construtiva" intrínseca de cada um, acentuando assim suas diferenças, ou melhor, uniformizando-as tanto em uma semiótica de valores correntes, superando os princípios construtivos de cada um sem deixar de identificar certos elementos construtivos, quanto à idade de cada um. Depois de examinar os espaços herdados, logo se percebeu a necessidade de demolir completamente os elementos interiores existentes, a fim de reestruturar todo o conceito que se destinava ao novo programa.

ESTE TIPO DE ESPAÇO CONTRIBUI, MESMO QUE DE FORMA PASSIVA, PARA A COESÃO ORGANIZACIONAL DA CORPORAÇÃO DE NEGÓCIOS, PARA O CONFORTO E O BEM-ESTAR QUE FORNECE AOS SEUS UTENTES.

Com a idéia de capturar essa luz policromática, gerada pelos raios diretos e refletidos que a cidade emite nesta parte do rio, o espaço beneficiará assim o ambiente de trabalho com uma luminosidade especial que promove um estado de relaxamento. A profusão de luz branca, configura cada espaço através do contraste gerado entre as superfícies brilhantes de vigas diretas, e os tons de cinza nos planos de meia-luz. A continuidade que a cor branca proporciona ao espaço, com a difusão de muitos de seus contornos causados pela presença de luz, cria uma unidade espacial que permite a descoberta de novas formas de topologia de volume interior, sempre surpreendente.

  • SEDE VODACOM
  • MAPUTO, MOÇAMBIQUE
  • 2010
  • 22600m2
  • CONCLUÍDO